O curso foi dividido em duas partes, teórica e prática, a parte teoria ocorreu na sala de aula da Cadeia Pública de Colniza e a parte prática nas dependências da secretaria municipal de infra estrutura com 40h de carga horária entre os dias 30/11 a 04/12. Esse curso é particular com valor de aproximadamente mil reais por aluno entre curso e taxa de inscrição feito pela Aprove Instituto Educacional, para as PPL'S foi ofertado bolsa pela prefeitura municipal por intermédio do vereador professor Luís Carlos, um total de 7 bolsas. Em Fevereiro terá um novo curso e será ofertado mais 7 bolsas. O curso foi para operador de trator agrícola e operador de retroescavadeira.
O diretor da Cadeia, Heitor Nogueira destaca a importância do acesso ao conhecimento e oferta da formação profissional à reintegração social das pessoas privadas de liberdade. “O emprego como meio de geração de renda é fundamental nesse processo e, consequentemente, no combate à reincidência criminal”, afirma.
Atualmente, a Cadeia Pública de Colniza é ocupada por 118 reeducandos oriundos do próprio município e de outros da região, entre os quais, Aripuanã, Cotriguaçu e Juruena.
