Presidente do Peru dá golpe de estado e dissolve o Parlamento do Pais
O presidente socialista do Peru, Pedro Castillo, deu um golpe de Estado no país. Ele anunciou que vai dissolver o Parlamento peruano e convocará novas eleições.
07/12/2022 às 14h05Atualizada em 07/12/2022 às 14h29
Por: REDAÇÃO
Compartilhe:
Nessa quarta feira (07/12) foi dado um golpe de estado no Peru, o presidente de esquerda, Pedro Castillo decretou "Estado de Exceção" impondo toque de recolher em todo o território peruano e ira dissolver o parlamento convocando novas eleições parlamentares justamente quando o parlamento peruano abriu processo de impeachment contra ele na semana passada, essa foi a terceira tentativa de abertura de processo contra Castillo desde sua eleição em 2021.
Em rede nacional Castillo disse, em pronunciamento, que tomou a decisão de estabelecer "governo de exceção para reestabelecer o estado de direito e a democracia".
Castillo anunciou as seguintes medidas em seu pronunciamento:
Dissolver “temporariamente” o Congresso
Instaurar governo de emergência excepcional
Convocar eleições para um novo Congresso
Elaboração de uma nova Constituição em até nove meses
Governo temporário de exceção
Toque de recolher entre 22h e 04h, no horário local
Quem possuir armas ilegais deverão devolvê-la ao Estado, sob pena de prisão
‘Reorganização” do sistema de judicial, incluindo o Poder Judicial, o Ministério Público, a Junta Nacional de Justiça e o Tribunal Constitucional
A situação se agravou depois que o parlamento peruano começou a investigar denuncias de corrupção feitas pelo Ministério Público, que pedia o afastamento temporário imediato do presidente do pais.
Será que algo similar poderia acontecer no Brasil?...
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.